Língua Portuguesa
Maria Carolina
Madalena
Alessandra Sobrinho
Jeane

Maika
A competência comunicativa através do desenvolvimento integrado das habilidades linguísticas: falar e ouvir, ler e escrever é o caminho escolhido. A textualidade é trabalhada a partir de atividades de uso da linguagem e atividades de reflexão sobre a linguagem. Por isso a leitura de contos, romances, lendas das regiões do Brasil, mitos, crônicas, fábulas, artigos, entrevistas, todo e qualquer texto da literatura brasileira, mineira e universal são valorizados. E tudo culmina com a interpretação de textos de forma oral e/ou escrita, individual e/ou em grupo, a partir de livros e textos lidos em sala de aula.
As dinâmicas de grupo priorizam os temas transversais e os recursos da neurolinguística e são enriquecidas com pesquisas ações investigativas.
O acompanhamento da leitura dos alunos é feito mediante observação e análise das resenhas dos livros lidos pelos alunos e também através de outras atividades, tais como resumos, interpretações, ilustrações, trabalhos em equipe, criação de poemas e textos sobre autores e obras, dramatizações e teatro de fantoches.

