Matemática


Lauriete
Regilaine Daniel Valdeth
Na necessidade de contextualização e de interdisciplinaridade que permeia todo o processo ensino/aprendizagem concebe a Matemática de uma forma mais significativa, valorizando, primordialmente o ensino da Matemática no qual "não seja esquecida a importância da prática de alguns conteúdos que aparecem ao longo de todas as séries e que são fundamentais para resolver questões do cotidiano do aluno.
As atividades baseiam-se, em sua maioria, em desafios com o objetivo de estimular o raciocínio e a criatividade, propondo uma interação do aluno com o conhecimento, partindo sempre de uma situação-problema significativa, podendo ser contextualizada ou não, ou de uma atividade lúdica, ou, ainda, centrando a abordagem na própria história da Matemática.
Não podemos nos esquecer de que ensinar matemática tem sido tarefa difícil para todos nós. A aprendizagem matemática é permeada por dificuldades e, em nossas aulas, frequentemente nos deparamos com as seguintes perguntas: Para que serve isso? De onde veio esse conhecimento? Qual a aplicabilidade desse conteúdo?
Uma boa maneira de buscarmos esse significado e das respostas para tais conteúdos é lançando mão da história da Matemática. Por meio dela, o aluno perceberá que os diferentes conhecimentos matemáticos surgiram de acordo com a necessidade e a realidade do homem em seu momento histórico e foram se aperfeiçoando ao longo dos tempos.